O carboidrato não é um vilão! Aposto que você não ouve isso com muita frequência. Mas alguém precisa dizer isso. 

O carboidrato contêm não apenas alguns dos sabores mais deliciosos do mundo, mas também alguns dos nutrientes mais benéficos para a saúde que nosso corpo precisa. E eles estão aqui para ficar e eles podem e devem fazer parte de uma dieta saudável.

De fato, o United States Dietary Guidelines (USDA) 2015-2020 recomenda obter 45 a 65% de suas necessidades energéticas com carboidratos.

Mas por que o carboidrato é considerado tão rum? Bem, isso ocorre porque existem dois tipos de carboidratos – complexos e simples – e nosso corpo exige quantidades diferentes de cada um.

A maioria dos carboidratos que você deve receber de sua dieta deve ser carboidratos complexos: os carboidratos complexos não processados, carregados de fibras e de cadeia longa, como grãos integrais, legumes e frutas. Menos de 10% deve ser proveniente de carboidratos simples, como açúcar de mesa, refinado ou processado.

Carboidratos o que eles fazem por nós?

Em resumo, nosso cérebro prefere glicose como combustível. 

Quando a concentração de glicose na corrente sanguínea fica abaixo do necessário, seu cérebro informa rapidamente – você pode se sentir tonto, ou letárgico, por exemplo. Carboidratos complexos nos fornecem combustível de alta qualidade para o cérebro, função do sistema nervoso central e bactérias do intestino.

Então, vamos alimentar os tipos certos de carboidratos. Aqui estão alguns dos carboidratos mais benéficos para o nosso corpo.

Os bons carboidratos

Pizza

Sim, você pode comer pizza! Faça-a com uma crosta fina (de preferência com grãos integrais ou sem glúten) e carregue no molho de tomate ou molho pesto, além de muitos legumes saborosos. Esta pizza vegana da literalmente dá água na boca.

pizza vegana, bom carboidrato

Quinoa

Esta semente poderosa age e tem gosto de um grão de noz, mas na verdade é uma semente sem glúten. É mais rico em nutrientes e proteínas do que na maioria dos grãos , o que significa que você pode renunciar ao colesterol, gordura saturada e compostos causadores de câncer encontrados nas proteínas animais.

Lentilhas

As lentilhas são rápidas e fáceis de preparar em comparação com outros tipos de feijão. Eles são ricos em proteínas e uma fonte muito boa de fibras para baixar o colesterol, o que pode ser útil para pessoas com diabetes , pois as fibras impedem que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição. As lentilhas contêm muitos minerais importantes, incluindo ferro, magnésio e folato.

Frutas secas

Elas podem ajudar a afastar tudo, de cegueira noturna a anemia e prisão de ventre a alergias sazonais. As quantidades significativas de minerais encontradas em datas como ferro, cálcio e potássio podem ajudar no desenvolvimento ósseo saudável e na manutenção de um intestino saudável.

Aveia

A aveia desempenha um papel vital na melhora da sensação de saciedade e pode ser um benefício para a saúde digestiva, cardiovascular e metabólica em geral. A aveia é rica em um tipo específico de fibra chamada beta-glucana, conhecida por ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim.

Massas de trigo integral

Sim! Espaguete, linguine, farfalle, penne, macarrão é o carboidrato mais amado do mundo. Dê uma chance às massas , em porções menores e principalmente quando combinadas com uma infinidade de vegetais.

Feijão preto

O feijão preto é classificado como leguminosa . Eles são fáceis de fazer e estão repletos de proteínas, fibras e ferro. Eles também contêm muitos minerais importantes na construção e manutenção da estrutura e força óssea e contêm selênio, que desempenha um papel na função das enzimas hepáticas e ajuda a desintoxicar os compostos que causam câncer no corpo.

Maçãs

As maçãs são uma das melhores fontes de carboidratos que você pode comer, pois contêm grandes quantidades de pectina, o que ajuda a manter a sensação de saciedade, além de vitamina C e potássio . Eles também são ricos em açúcares naturais, que digerem mais lentamente do que os encontrados em alimentos processados.

Grão de bico

O grão-de-bico é particularmente rico em fibras e contém minerais que fortalecem a saúde e fortalecem os ossos, incluindo vitamina K, fosfato e cálcio.

Peras

As peras oferecem uma grande dose de potássio, vitamina C, magnésio e fibra. Eles são decadentemente doces e ajudam na limpeza do trato digestivo. Tente adicioná-los a um smoothie, como nesta receita:

Ingredientes:

  • 1 xícara de folhas de couve, remova os talos
  • 1/2 pêra média
  • 1/2 banana média
  • 1 Colher de Sopa. manteiga de amêndoa
  • 1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar

Instruções:

  • Misture todos os ingredientes e misture no liquidificador de alta velocidade até ficar homogêneo.

Bananas

As bananas são versáteis e portáteis, carboidrato e potássio na mesma fruta. Eles também podem ajudar a aliviar a inflamação, náusea, úlcera estomacal, depressão e até ansiedade.

Batata-doce

Um membro da família da abóbora, a batata-doce é a favorita da multidão e uma excelente fonte de vitamina C, magnésio, vitamina B-6 e fibras de qualidade. Eles têm baixo índice glicêmico e podem funcionar maravilhosamente como acompanhamento ou prato principal.

Dê uma chance aos bons carboidratos

Agora você já sabe que os carboidratos podem ser nossos amigos e não inimigos, conhecimento é tudo!

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